sábado, 26 de fevereiro de 2011

3º jornada de apuramento de campeão 2010/2011, SLCartaxo 0-8 Águias de Alpiarça

 
 
 








Foram convocados:
Baliza- João Pato e Tiago Salgueiro
Defesas- Tomás Oliveira, Tito Batista, Rodrigo Lobato e Nuno Covão
Médios- Rafael Jorge, João Salgueiro, Vasco Martins e Francisco Caeiro
Avançados- Matheus Sobral e João Fialho

Estava um dia lindo para a prática de futebol, a temperatura rondava os 15 ºC, um dia perfeito de primavera com um pouco de vento. Esta semana não choveu, o campo estava seco, óptimo para fazer rolar a bola como o Cartaxo gosta de jogar.
Jogava o 5º classificado SLCartaxo contra o primeiro Águias de Alpiarça. Circulava um rumor que esta era a equipa mais forte do grupo, um motivo extra para o Cartaxo ver para que lugares ia lutar. Já tínhamos histórico deste ano, jogámos em pré-temporada em Alpiarça onde perdemos por 4-1.

Entravam de início:
Baliza- Pato (Cap.)
Defesa- Tomás
Ala esquerdo- Rafael
Ala direito- Francisco
Médio centro- Vasco e Tito
Avançado- Matheus
O sete mais habitual dos últimos jogos mas com a táctica diferente, pedia-se aos alas para defender mais e ao Tito para subir mais.

11h30- Começava a primeira parte, abria o Cartaxo com o Matheus a tocar a bola para o Tito.

1´Corte de Tomás do primeiro contra-ataque do Alpiarça.

2´Primeiro canto do jogo para o Cartaxo. Bate o Vasco curto para Rafael que não consegue devolver, dá num contra-ataque muito perigoso que só o Tomás consegue cortar para canto.

3´Na sequência do canto dá defesa fácil de Pato.

4´Ataque do Cartaxo com o Vasco a passar para o Francisco que remata ao lado da baliza.

Golo do Alpiarça: Um cruzamento do lado esquerdo do Alpiarça para fora da nossa área e remate potente para golo! (0-1)


6´Cruzamento do Alpiarça pela esquerda e corte para canto do Rafael. Canto batido e defesa a pés do Pato.

7´Desconto de tempo pedido pelo Cartaxo, o Mister Pedro Formigo muda a disposição dos jogadores para a habitual, desce o Tito para a defesa.

Golo do Alpiarça. Cruzamento do Alpiarça pela esquerda para a nossa área, o Pato deixa fugir a bola pelo meio das pernas e o avançado aproveita para fazer golo. (0-2)

Este golo era a prova de que o Cartaxo estava muito nervoso, os miúdos entraram no jogo já derrotados. Era preciso dar-lhes confiança, dizer-lhes que também sabemos jogar.

9´O Tomás bate um pontapé de baliza, o avançado agarra a bola e parte para a nossa área onde passa pelo Tomás e obriga o Pato a grande defesa.

10´Livre em frente à nossa área. O Alpiarça bate para dentro da nossa área onde o Tomás corta evitando o remate do adversário.

Nesta altura estávamos a ser completamente massacrados, limitávamos-nos a defender com tudo o que podíamos.

12´Fialho entra para o lugar de Matheus.

13´Grande defesa do Pato a cruzamento do Alpiarça pelo lado esquerdo.

15´Golo do Alpiarça. Jogada do nº 10 do Alpiarça que leva a bola da defesa até ao ataque onde faz um passe excelente, desmarcando o avançado dentro da área que remata e faz o golo. Bela jogada do Águias, simples e eficaz. (0-3)

17´Jogada do Cartaxo perigosa, troca de bola entre o Fialho e o Francisco que termina num remate do Fialho para defesa do guarda-redes.

18´Nuno para o lugar do Francisco. O Tito passava a jogar pela direita e o Nuno entrava para a defesa. O mister Formigo via que o Francisco não conseguia travar o ataque na sua ala e com o Tito podia ganhar mais a linha.

19´Livre para o Cartaxo, falta sobre Vasco. Bate o Tomás ao lado da baliza.

20´Golo do Alpiarça. Remate quase do meio campo por alto onde o Pato deixa passar por cima.  (0-4)

22´Golo do Alpiarça. Remate de dentro da nossa área contra a cabeça do Rafael que acaba no fundo da nossa baliza. (0-5)

Nesta altura todos rezávamos para que acabasse depressa a primeira parte.

24´Cruzamento do Alpiarça pela direita que termina noutra defesa do Pato.

Fim da primeira parte.

Para a segunda parte entravamos com:
Baliza- Tiago
Defesa- Tomás e Rodrigo
Ala esquerdo- João Salgueiro
Ala direito- Francisco
Meio campo- Vasco (Cap.)
Avançado- Tito

Começava a segunda parte às 12h05, abria o Alpiarça.

1´Remate ao lado direito do Alpiarça.

2´Jogada bonita entre o João Salgueiro e o Vasco que termina numa falta.

3´Livre batido pelo Vasco para a entrada da área onde encontra o Tomás que remata de primeira para grande defesa do guarda-redes.

4´Contra-ataque do Alpiarça, corte do Rodrigo a evitar remate perigoso do adversário.

5´Remate perigoso do Alpiarça ao lado direito da baliza.

6´Remate do Alpiarça por cima da nossa baliza.

7´Depois de uma bola perdida pelo JSalgueiro, o avançado remata para grande defesa do Tiago.

8´Canto do Alpiarça a corte de Tomás.

9´Novo canto para o Alpiarça a corte do Tomás.

10´Golo do Alpiarça. Contra-ataque do Alpiarça muito rápido acaba num remate certeiro à baliza. (0-6)

11´Corte de carrinho do Vasco após novo contra-ataque muito perigoso do Alpiarça.

12´Passe de 20 metros de Vasco para a ala esquerda onde encontra o JSalgueiro que remata com muito perigo para defesa apertada do guarda-redes.

13´Golo do Alpiarça. Bola lançada pelo guarda-redes para o avançado que dentro da área não falha e remata certeiro à baliza. (0-7)

Matheus para o lugar do Tito.
15´Vasco ganha a a linha esquerda, entra pelo meio e remata de fora da área para defesa do guarda-redes.

16´Rafael entra para o lugar de JSalgueiro.

18´Corte de Rodrigo para canto após ataque com perigo do Alpiarça.

20´Arrancada de Vasco pela esquerda, termina em corte do Alpiarça para a linha lateral.

21´Jogada bonita do Cartaxo com trocas de bola entre todos os elementos, termina numa falta sobre o Rafael no lado esquerdo à entrada da área. Tomás bate o livre ao lado da baliza sem perigo. Neste lance viu-se que os jogadores do Alpiarça defendem com agressividade, ao passo que os nossos parecem apáticos a defender.

Tito entra para o lugar de Francisco.
Fialho por Matheus.

22´Rafael para Fialho que passa para Vasco que remata de fora da área para defesa muito apertada do guarda-redes.

23´Golo do Alpiarça. Remate de dentro da área do avançado do Alpiarça, defesa apertada do Tiago para a frente, na recarga o avançado faz o golo. (0-8)

24´Falta sobre Vasco sobre o lado direito junto à área do Alpiarça.

25´Fialho bate o livre para Tito que passa para Vasco que remata de pé esquerdo para defesa de guarda-redes.

Fim do jogo.

Na primeira parte, o Cartaxo voltou a entrar muito nervoso, algo que já se vai tornado habitual quando defrontamos equipas que à partida sabemos ser mais fortes. Fomos pouco agressivos a defender, deixando o adversário jogar à vontade. Passámos muito poucas vezes do meio campo, fruto de uma pressão muito alta por parte do adversário que não deixava os nossos atletas pensar o jogo. A mudança na táctica não veio ajudar nada, o Mister Formigo teve de voltar à forma original.
Para a segunda parte entrámos um pouco melhor, com um pouco mais de confiança. Fomos equilibrando o jogo e já se viu um pouco do que esta equipa é capaz de fazer. Mais uma vez, fomos muito pouco eficazes na finalização. As poucas oportunidades que o Alpiarça criou na segunda parte foram convertidas em golo.
O Águias de Alpiarça tem uma equipa muito boa. Com dois defesas muito bons, quando um falha o outro faz a dobra. No meio campo tem um jogador muito bom a organizar o ataque, em parte graças a não ter de se preocupar com a defesa. Os avançados rematam muito bem, tanto em força como colocado, não precisando de muitas oportunidades para fazer golos. A qualidade está muito bem equilibrada por todos os sectores.

1 comentário:

  1. Pior exibição da época em que não se compreende como é que tanto nervosísmo se apodera destes miúdos. Entraram no jogo completamente estáticos, sem alegria,chegando ao ponto de não se fazer um único remate ( digno desse nome ) á baliza do Alpiarça durante a primeira parte. Decididamente esta equipa tem de ser trabalhada psicologicamente e mentalmente, pois talento já o tem. Tem demonstrado uma falta de confiança e uma insegurança enorme nestes últimos jogos que sinceramente não se compreende.De resto não existe muito a acrescentar, apenas referir uma ligeira melhoria na segunda parte após a entrada do João Salgueiro que com as suas habituais investidas na esquerda conseguiu abanar um bocadinho o jogo ofensivo com dois ou três lances que criaram perigo na área do Alpiarça,mas que não mais passou disso mesmo, pois o jogo há muito que estava perdido. Como disse anteriormente existe muito talento nesta equipa, mas enquanto não se conseguir incutir nos nossos benjamins uma mentalidade vencedora, de que somos tão bons como os outros, desaparecer de vez com complexos de inferioridade, esta equipa não conseguirá atingir outros níveis exibicionais e consequentes resultados positivos que se pretendem. Uma última palavra para o Mister Formigo, que foi incansável durante o jogo todo, tentando corrigir posições e incentivando os atletas a não baixarem os braços perante o resultado negativo. Só quero pedir que apoiem mais este treinador, pois sozinho é bastante difícil levar a avante todo o trabalho que está delineado para a época e dirijo-me essencialmente aos restantes treinadores que o acompanham, pois para uma equipa que foi apurada para esta fase e que está a disputar o apuramento de campeão, penso que as atenções se deveriam centrar um pouco mais ( pelo menos nesta fase ), na mesma. Não é uma crítica, apenas uma sugestão de alguém que acompanha jogos e principalmente todos os treinos desta equipa e que realmente penso que o Mister Formigo deveria ser mais auxiliado ( tanto nos treinos como nos jogos ), pois muito, mas mesmo muito, já ele tem feito por estes meninos.

    ResponderEliminar