sábado, 26 de fevereiro de 2011

3º jornada de apuramento de campeão 2010/2011, SLCartaxo 0-8 Águias de Alpiarça

 
 
 








Foram convocados:
Baliza- João Pato e Tiago Salgueiro
Defesas- Tomás Oliveira, Tito Batista, Rodrigo Lobato e Nuno Covão
Médios- Rafael Jorge, João Salgueiro, Vasco Martins e Francisco Caeiro
Avançados- Matheus Sobral e João Fialho

Estava um dia lindo para a prática de futebol, a temperatura rondava os 15 ºC, um dia perfeito de primavera com um pouco de vento. Esta semana não choveu, o campo estava seco, óptimo para fazer rolar a bola como o Cartaxo gosta de jogar.
Jogava o 5º classificado SLCartaxo contra o primeiro Águias de Alpiarça. Circulava um rumor que esta era a equipa mais forte do grupo, um motivo extra para o Cartaxo ver para que lugares ia lutar. Já tínhamos histórico deste ano, jogámos em pré-temporada em Alpiarça onde perdemos por 4-1.

Entravam de início:
Baliza- Pato (Cap.)
Defesa- Tomás
Ala esquerdo- Rafael
Ala direito- Francisco
Médio centro- Vasco e Tito
Avançado- Matheus
O sete mais habitual dos últimos jogos mas com a táctica diferente, pedia-se aos alas para defender mais e ao Tito para subir mais.

11h30- Começava a primeira parte, abria o Cartaxo com o Matheus a tocar a bola para o Tito.

1´Corte de Tomás do primeiro contra-ataque do Alpiarça.

2´Primeiro canto do jogo para o Cartaxo. Bate o Vasco curto para Rafael que não consegue devolver, dá num contra-ataque muito perigoso que só o Tomás consegue cortar para canto.

3´Na sequência do canto dá defesa fácil de Pato.

4´Ataque do Cartaxo com o Vasco a passar para o Francisco que remata ao lado da baliza.

Golo do Alpiarça: Um cruzamento do lado esquerdo do Alpiarça para fora da nossa área e remate potente para golo! (0-1)


6´Cruzamento do Alpiarça pela esquerda e corte para canto do Rafael. Canto batido e defesa a pés do Pato.

7´Desconto de tempo pedido pelo Cartaxo, o Mister Pedro Formigo muda a disposição dos jogadores para a habitual, desce o Tito para a defesa.

Golo do Alpiarça. Cruzamento do Alpiarça pela esquerda para a nossa área, o Pato deixa fugir a bola pelo meio das pernas e o avançado aproveita para fazer golo. (0-2)

Este golo era a prova de que o Cartaxo estava muito nervoso, os miúdos entraram no jogo já derrotados. Era preciso dar-lhes confiança, dizer-lhes que também sabemos jogar.

9´O Tomás bate um pontapé de baliza, o avançado agarra a bola e parte para a nossa área onde passa pelo Tomás e obriga o Pato a grande defesa.

10´Livre em frente à nossa área. O Alpiarça bate para dentro da nossa área onde o Tomás corta evitando o remate do adversário.

Nesta altura estávamos a ser completamente massacrados, limitávamos-nos a defender com tudo o que podíamos.

12´Fialho entra para o lugar de Matheus.

13´Grande defesa do Pato a cruzamento do Alpiarça pelo lado esquerdo.

15´Golo do Alpiarça. Jogada do nº 10 do Alpiarça que leva a bola da defesa até ao ataque onde faz um passe excelente, desmarcando o avançado dentro da área que remata e faz o golo. Bela jogada do Águias, simples e eficaz. (0-3)

17´Jogada do Cartaxo perigosa, troca de bola entre o Fialho e o Francisco que termina num remate do Fialho para defesa do guarda-redes.

18´Nuno para o lugar do Francisco. O Tito passava a jogar pela direita e o Nuno entrava para a defesa. O mister Formigo via que o Francisco não conseguia travar o ataque na sua ala e com o Tito podia ganhar mais a linha.

19´Livre para o Cartaxo, falta sobre Vasco. Bate o Tomás ao lado da baliza.

20´Golo do Alpiarça. Remate quase do meio campo por alto onde o Pato deixa passar por cima.  (0-4)

22´Golo do Alpiarça. Remate de dentro da nossa área contra a cabeça do Rafael que acaba no fundo da nossa baliza. (0-5)

Nesta altura todos rezávamos para que acabasse depressa a primeira parte.

24´Cruzamento do Alpiarça pela direita que termina noutra defesa do Pato.

Fim da primeira parte.

Para a segunda parte entravamos com:
Baliza- Tiago
Defesa- Tomás e Rodrigo
Ala esquerdo- João Salgueiro
Ala direito- Francisco
Meio campo- Vasco (Cap.)
Avançado- Tito

Começava a segunda parte às 12h05, abria o Alpiarça.

1´Remate ao lado direito do Alpiarça.

2´Jogada bonita entre o João Salgueiro e o Vasco que termina numa falta.

3´Livre batido pelo Vasco para a entrada da área onde encontra o Tomás que remata de primeira para grande defesa do guarda-redes.

4´Contra-ataque do Alpiarça, corte do Rodrigo a evitar remate perigoso do adversário.

5´Remate perigoso do Alpiarça ao lado direito da baliza.

6´Remate do Alpiarça por cima da nossa baliza.

7´Depois de uma bola perdida pelo JSalgueiro, o avançado remata para grande defesa do Tiago.

8´Canto do Alpiarça a corte de Tomás.

9´Novo canto para o Alpiarça a corte do Tomás.

10´Golo do Alpiarça. Contra-ataque do Alpiarça muito rápido acaba num remate certeiro à baliza. (0-6)

11´Corte de carrinho do Vasco após novo contra-ataque muito perigoso do Alpiarça.

12´Passe de 20 metros de Vasco para a ala esquerda onde encontra o JSalgueiro que remata com muito perigo para defesa apertada do guarda-redes.

13´Golo do Alpiarça. Bola lançada pelo guarda-redes para o avançado que dentro da área não falha e remata certeiro à baliza. (0-7)

Matheus para o lugar do Tito.
15´Vasco ganha a a linha esquerda, entra pelo meio e remata de fora da área para defesa do guarda-redes.

16´Rafael entra para o lugar de JSalgueiro.

18´Corte de Rodrigo para canto após ataque com perigo do Alpiarça.

20´Arrancada de Vasco pela esquerda, termina em corte do Alpiarça para a linha lateral.

21´Jogada bonita do Cartaxo com trocas de bola entre todos os elementos, termina numa falta sobre o Rafael no lado esquerdo à entrada da área. Tomás bate o livre ao lado da baliza sem perigo. Neste lance viu-se que os jogadores do Alpiarça defendem com agressividade, ao passo que os nossos parecem apáticos a defender.

Tito entra para o lugar de Francisco.
Fialho por Matheus.

22´Rafael para Fialho que passa para Vasco que remata de fora da área para defesa muito apertada do guarda-redes.

23´Golo do Alpiarça. Remate de dentro da área do avançado do Alpiarça, defesa apertada do Tiago para a frente, na recarga o avançado faz o golo. (0-8)

24´Falta sobre Vasco sobre o lado direito junto à área do Alpiarça.

25´Fialho bate o livre para Tito que passa para Vasco que remata de pé esquerdo para defesa de guarda-redes.

Fim do jogo.

Na primeira parte, o Cartaxo voltou a entrar muito nervoso, algo que já se vai tornado habitual quando defrontamos equipas que à partida sabemos ser mais fortes. Fomos pouco agressivos a defender, deixando o adversário jogar à vontade. Passámos muito poucas vezes do meio campo, fruto de uma pressão muito alta por parte do adversário que não deixava os nossos atletas pensar o jogo. A mudança na táctica não veio ajudar nada, o Mister Formigo teve de voltar à forma original.
Para a segunda parte entrámos um pouco melhor, com um pouco mais de confiança. Fomos equilibrando o jogo e já se viu um pouco do que esta equipa é capaz de fazer. Mais uma vez, fomos muito pouco eficazes na finalização. As poucas oportunidades que o Alpiarça criou na segunda parte foram convertidas em golo.
O Águias de Alpiarça tem uma equipa muito boa. Com dois defesas muito bons, quando um falha o outro faz a dobra. No meio campo tem um jogador muito bom a organizar o ataque, em parte graças a não ter de se preocupar com a defesa. Os avançados rematam muito bem, tanto em força como colocado, não precisando de muitas oportunidades para fazer golos. A qualidade está muito bem equilibrada por todos os sectores.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

2º jornada de apuramento de campeão 2010/2011, E.F.C.Alcanena 4-2 S.L.Cartaxo

 
 
 
Convocados: João Pato, Tiago Salgueiro, Tomás Oliveira, Tito Batista, Nuno Covão, Rafael Jorge, João Salgueiro, Francisco Caeiro, Vasco Martins, Matheus Sobral e João Fialho. O Zé Miguel também foi convocado mas não apareceu.
Num dia de muita chuva e num campo com as alas e parte do meio campo muito alagadas, os atletas entravam em campo para mais um jogo de campeões.
Entravamos de início com o Pato na baliza, o Tomás (Cap.) e o Tito na defesa, à esquerda o Rafael, à direita o Francisco, ao centro o Vasco e à frente o João Fialho. A equipa habitual dos últimos jogos à excepção do Fialho pelo Matheus na frente.
Início do apito às 11h09 precisamente, saía o Alcanena com a bola.
Aos 2 minutos o Alcanena atira uma bola ao nosso poste esquerdo, tivemos muita sorte em não entrar logo a perder!
Aos 6 minutos começava-se a ver o nosso carrocel no meio campo entre o Francisco, Vasco, Rafael e Fialho. Dentro do que podíamos, uma vez que o campo não permitia este tipo de jogo, as poças alteravam o rolar normal da bola.
Aos 7 minutos o Alcanena mostrava como ia jogar, num contra-ataque envia a bola para a frente para evitar o alagamento do terreno e a bola acaba numa grande defesa do nosso guarda-redes Pato.
Aos 9 minutos o Vasco ganha a ala direita, cruza e a defesa do Alcanena corta para canto. O Vasco bate o canto directo para a área onde o Francisco remata de cabeça por cima da baliza. Era o nosso primeiro lance de muito perigo, um pouco mais de calma e dava em golo.
Aos 11 minutos um remate de fora da área muito perigoso do Tito com desvio do adversário para canto. O Vasco bate o canto curto para o Rafael que devolve, cruza para o Fialho que remata com muito perigo, a defesa do Alcanena volta a cortar para canto. O Vasco volta a bater o canto curto para o Rafael que devolve, o Vasco ganha a linha e cruza para o Francisco que em frente à baliza remata por cima.
Aos 13 minutos sai o Fialho e entra o Matheus, a troca habitual na frente de ataque.
14 minutos o Alcanena ganha o primeiro canto de mais um contra-ataque. Bate o canto para a nossa área e o Tomás corta o remate do adversário, a bola sobra frouxa para o Pato.

Aos 18 golo do Alcanena. Contra-ataque muito rápido, quem não marca arrisca-se a sofrer e o Cartaxo estava a perder por falta de eficácia nos remates à baliza.

Aos 20 minutos golo do Cartaxo.Sofremos uma falta do lado esquerdo junto à linha de fundo, um canto mais curto. O Vasco bate rente à linha e a defesa do Alcanena faz auto-golo. Empatávamos o jogo com a ajuda do Alcanena, onde os nossos avançados falhavam o adversário ajudava! 

Logo de seguida, o treinador do Alcanena pede um desconto de tempo.
Aos 23 minutos num canto curto do lado esquerdo entre os habituais Vasco e Rafael, o Vasco volta a ganhar a linha, volta a cruzar para o Francisco que volta a rematar ao lado da baliza. Não se podia falhar tanto com tantas oportunidades.

Aos 25 minutos golo do Alcanena. Falta ganha em frente à nossa área. Estranhamente não se faz barreira e o adversário bate com facilidade para a nossa área, o Tito corta para dentro da nossa baliza. Em mais um lance perdido o adversário voltava a ganhar por 2-1.

Acabava a primeira parte.
A segunda parte começava às 11h48 precisamente, desta vez saía o Cartaxo com a bola.
Entravamos com o Tiago na baliza, na defesa jogava o Tomás (Cap.) com o Nuno. à esquerda jogava o J.Salgueiro, à direita jogava o Francisco, ao centro o Vasco e à frente o Fialho.
Aos 3 minutos o Alcanena cria um lance muito perigoso na nossa área que o Tiago defende.
Aos 4 minutos mais um canto pela direita que o Nuno remata frouxo à baliza, o guarda-redes defende facilmente.
Aos 6 minutos mais um canto pela esquerda que não dá em nada.

Aos 8 minutos golo do Alcanena. Ganha a ala direita do ataque deles, consegue o cruzamento para a nossa área onde encontra o avançado que remata e faz o golo para o 3-1. Uma jogada muito bonita do adversário coroada em golo. Onde nós éramos pouco eficazes eles não falhavam, com uma hipótese de remate faziam o golo.

Aos 9 minutos mais uma defesa de Tiago a remate do adversário, eles iam começando a chegar à nossa área. O nosso treinador Pedro Formigo ao aperceber-se disso mete o Tito a jogar no lugar do Fialho para tentar ganhar mais bolas no ataque.
Aos 13 minutos entra o Rafael para o lugar do J.Salgueiro.
Aos 16 minutos o Rafael ganha a ala esquerda, passa por toda a defesa mas é travado pelas poças de água, era muito difícil de jogar bem com tanta água no campo.
Logo de seguida o Mister Pedro Formigo pede um desconto de tempo. Mete o Matheus e tira o Nuno, arrisca tudo a jogar só com o Tomás na defesa.
Aos 23 minutos golo do Cartaxo. O Vasco finta 2 adversários no meio campo, passa a bola para a ala direita para o Francisco que cruza para a área , encontra o Tito que domina e remata para golo. Voltávamos a sonhar com pelo menos o empate mas o risco na defesa era muito grande.

O Alcanena voltava à carga e nós defendíamos como podíamos, estávamos mais perto de sofrer do que marcar golo. O Tomás defendia o que podia, o que sobrava era cortado pelo Vasco ou pelo Rafael.
Aos 25 minutos mais uma defesa do Tiago de um contra-ataque do Alcanena.

Aos 26 minutos golo do Alcanena. O avançado ganha mais uma vez a ala direita, cruza para a área onde encontra o avançado que remata para golo, faziam o 4-2 e resultado final.

O jogo acabava logo de seguida.

Foi um dos jogos mais bem conseguidos do S.L.Cartaxo onde só não ganhamos por falta de eficácia no remate à baliza. Criamos 5 ou 6 hipóteses flagrantes de golo onde chegavam e sobravam para ganhar este jogo. O adversário soube jogar com o estado do campo, viveu muito à conta de um defesa que conseguia lançar os contra-ataques para um avançado bastante rápido que não falhava em frente à nossa baliza.
Todos os nossos atletas e treinador estão de parabéns, deram tudo por tudo no jogo para ganharem, em condições de tempo muito adversas. Agora é descansar e ganhar forças para o próximo jogo.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

1ª Jornada do apuramento de campeão 2010/2011, S.L.Cartaxo 1-0 E.F.Tomar

 

 


Convocados: João Pato, Tiago Salgueiro, Tomás Oliveira, Rodrigo Lobato, Tito Batista, Rafael Jorge, João Salgueiro, Vasco Martins, Zé Miguel, Francisco Caeiro, João Fialho e Matheus Sobral.
O S.L.Cartaxo entrou de início com o João Pato na baliza, na defesa jogaram o Tito Batista (Cap.) com o Tomás Oliveira, à esquerda jogou o Rafael Jorge, à direita o Francisco, ao centro o Vasco Martins e à frente o Matheus Sobral.
O jogo começou e notava-se muitos nervos por parte dos nossos atletas, algo que os impedia de mostrar o seu futebol.
Aos 5 minutos podíamos ter sofrido o primeiro golo não fosse uma brilhante defesa do João Pato com a ponta dos dedos.
Aos 10 minutos vemos a primeira jogada do S.L.Cartaxo com pés e cabeça. A maior parte das jogadas do Cartaxo eram em contra-ataques feitos do lado direito pelo Francisco.
A primeira parte acabou num sufoco do Cartaxo a ver jogar o E.F.Tomar dentro da nossa área. Defendemos com tudo o que podíamos e as que não conseguíamos defender terminavam em grandes defesas do nosso guarda redes Pato.
O treinador Pedro Formigo poucas alterações fez para tentar manter algum equilíbrio na equipa, substituiu a meio da primeira parte o Matheus pelo João Fialho e o Francisco pelo J.Salgueiro. Esta substituições davam um pouco de oxigénio à nossa equipa.
Para a sengunda parte entrámos com o Tiago na baliza, o Tomás no centro da defesa, a defesa esquerdo jogou o Rafael, a defesa direito o Rodrigo, ao centro o Vasco com o Zé Miguel e à frente o Matheus. O mister Formigo mudava a táctica na tentativa de tentar ter mais a bola, tentando com isso subir mais no terreno e talvez conseguir um golo.
As coisas começavam a funcionar e via-se mais Cartaxo e menos Tomar. Os nervos começavam a desaparecer e já se via futebol.
Aos 10 minutos surge então o golo: o Tomás leva a bola para o ataque e passa-a para o Vasco que combina com o Rafael dentro da área, o Vasco passa a bola para a entrada da área para o Tomás que faz o remate para o único golo da partida. Estavamos a ganhar e agora bastava voltar a defender com tudo para levarmos os 3 valiosos pontos.
O treinador pedia um desconto para rearranjar a equipa, trocava o Tito pelo Zé Miguel e voltava à forma inicial. Pedia para os jogadores tentarem ficar com a bola o máximo de tempo possível e defenderem o melhor possível. O J.Salgueiro ainda entrou para o lugar do Rafael para tentar algum contra-ataque pela esquerda. O João Fialho foi alternando o ataque com o Matheus de forma a manterem-se sempre frescos na ardua tarefa de jogar sozinhos lá à frente.
Até ao fim defendemos muito bem como foi pedido pelo mister Formigo. O Tomar ainda fez uns remates mas nunca conseguiu acertar na nossa baliza.
Os nossos atletas e treinador estão de parabéns pelo brilhante desempenho neste primeiro jogo de apuramento de campeão.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

14ª jornada 1ª fase série 3 2010/2011

Esta jornada foi a última da primeira fase, não tivemos jogo devido à desistência do Marinhais. Jogaram o G.D.Samora Correia com o Benavente "A" com um empate de 3-3 e o Salvaterrense contra o E.F.C.Ouriquense onde também empataram por 3-3.
Deste grupo ficaram apurados: G.D.Samora Correia e S.L.Cartaxo.

Classificação:
G.D.Samora Correia----------------22 pontos
S.L.Cartaxo------------------------20 pontos
A.A.Santarém----------------------17 pontos
Benavente "A"----------------------12 pontos
E.F.C.Ouriquense-------------------10 pontos
Salvaterrense "B"---------------------1 ponto

Melhores marcadores:
Matheus Sobral-----------------------4 golos
Vasco Martins-----------------------4 golos
Francisco----------------------------3 golos
J.Salgueiro---------------------------3 golos
J.Maria-------------------------------3 golos
Tito-----------------------------------2 golos
Tomás Oliveira------------------------2 golos
Rafael Jorge---------------------------1 golo

Assistências:
Vasco Martins-------------------------9
J.Maria--------------------------------2
Rafael Jorge---------------------------2
Zé Miguel-----------------------------1
Tito-----------------------------------1