Soubemos minutos antes do jogo que independente do resultado, o S.L.Cartaxo estava sempre apurado para a segunda fase. Cada clube só pode pôr uma equipa na fase seguinte e a A.A.Santarém "A" do grupo I já estava apurada. Para não alterar o comportamento dos atletas, jogaram sem saber da notícia!.
Entrámos com o João Pato na baliza, na defesa ficou o Tomás Oliveira com o Tito, na esquerda o Rafael Jorge, à direita jogou de início o Francisco, ao centro jogou o Vasco Martins e à frente entrou o J.Fialho.
O jogo começou e a A.A.Santarém encostou-nos à defesa, estivemos cerca de 5 a 10 minutos sem sair da nossa área, a defender com "unhas e dentes". Saímos por duas vezes em contra-ataque ora pela ala direita com o Francisco, ora pela ala esquerda com o Rafael Jorge. Passava o tempo e as coisas iam-se equilibrando, começávamos a habituarmos-nos ao piso de terra batida. O Vasco Martins ganha uma bola a meio campo e num passe em profundidade desmarca o J.Fialho que remata em primeiro lugar ao poste direito e na recarga faz o golo. Um golo um pouco contra a corrente do jogo mas que premiava a nossa capacidade defensiva. A Académica não baixava os braços e carregava mas os atletas do Cartaxo defendiam bem, aos poucos já nem se notava que nunca tinham jogado em terra batida. O Tomás ganha uma bola na nossa defesa, vai fintando tudo e todos e à entrada da área, num remate potente, faz o segundo golo. Era um balde de água fria para os da casa, tudo corria bem ao S.L.Cartaxo. O jogo acabava com mais um lance genial do Tito pela direita que terminava num belo remate e defesa do guarda redes da briosa!
Na segunda parte, a A.A.Santarém entrava outra vez em cima de nós. Voltávamos a defender muito bem e aos poucos ganhávamos o meio campo. Começávamos a explanar o nosso futebol e os lances perigosos iam-se sucedendo. A A.A.Santarém defendia como podia e o terceiro golo adivinhava-se para o S.L.Cartaxo. Num canto pela esquerda, o Vasco Martins bate e recebe, entra na área e é rasteirado, ganha o penalti. Para bater o penalti é chamado o Tomás Oliveira que não falha. Fazíamos o 3-0 e nada nos tirava a vitória. Acabámos o jogo com mais um remate muito perigoso do Vasco Martins que o guarda redes defende e na recarga sobra para o Francisco que só não marca porque o guarda redes volta a fazer outra bela defesa.
Uma palavra para o nosso guarda redes João Pato que hoje esteve enorme na nossa baliza, foi um forte contributo para a nossa vitória. Para o Guilherme que foi ajudando o Vasco a fechar o meio campo, saiu lesionado. Para o J.Salgueiro que foi alternado com o Rafael Jorge na ala esquerda e Francisco pela ala direita. Para o Nuno que foi alternado com o Tito na defesa em conjunto com o Tomás. E para o Matheus Sobral que mesmo com febre veio jogar para ajudar na nossa vitória onde partilhou o ataque com o João Fialho.
De realçar o excelente trabalho do Mister Pedro Formigo a nível táctico, esta equipa da gosto ver trocar a bola e hoje provou que também sabe defender em bloco. Graças a isso temos as vitórias que temos. Uma palavra também para o Sport Lisboa e Cartaxo que tem feito um esforço enorme para permitir os três treinos semanais, levando ao sucesso da mesma.
A Associação Académica de Santarém mostrou que tem uma bela equipa, prova que o 3º lugar não é por acaso, nunca demais referir que são todos atletas de 2002! O guarda redes Simão Santos fez duas enormes defesas que não permitiram o 4º golo. O médio nº 4, André Amado esteve muito bem no meio campo.
Agora vamos para a segunda fase onde vamos apanhar os primeiros e segundos lugares de cada grupo, aproximam-se 18 jogos difíceis onde vamos tentar fazer o máximo de pontos possíveis. Serão jogos que vão pôr à prova e mostrar o real valor desta equipa.
O S.L.Cartaxo terá de melhorar os pontapés de baliza para não apanharmos mais uns sustos e o lançamento de linha lateral onde tanto os adeptos da briosa se queixaram de ser mal efectuados.
Classificação:
G.D.Samora Correia---------21 pontos
S.L.Cartaxo------------------20 pontos
A.A.Santarém "C"------------17 pontos
Benavente "A"--------------- 11 pontos
E.F.C.Ouriquense-------------9 pontos
Salvaterrense"B"---------------0 pontos
Melhores marcadores:
Matheus Sobral---------------4 golos
Vasco Martins----------------4 golos
Francisco Caeiro--------------3 golos
J.Fialho-----------------------3 golos
J.Salgueiro--------------------3 golos
Tito Batista--------------------2 golos
Tomás Oliveira---------------2 golos
Rafael Jorge------------------1 golo
Assistências:
Vasco Martins----------------9
J.Fialho-----------------------2
Rafael Jorge------------------2
Zé Miguel--------------------1
Tito Batista-------------------1
Quem olhar para este resultado sem ter assistido ao jogo pensa que foi um passeio para o S.L.Cartaxo, mas engana-se. Foi o jogo mais sofrido desta primeira fase em que num campo muito dificil para as duas equipas praticarem futebol, tivemos de aguentar uma enorme pressão por parte da Académica até surgirem os nossos golos.Aí é que se fez a diferença, pois foram ambos marcados contra a corrente do jogo, desmotivando e enervando a partir daí o adversário. A segunda parte foi um pouco mais equilibrada, ficando mais fácil gerir o jogo devido a mais um golo por parte dos nossos Benjamins na marcação de uma grande penalidade.Grande exibição dos dois guarda-redes em campo,elegendo mesmo o João Pato como o melhor elemento no jogo, responsável pelo nulo na nossa baliza. Estão todos de parabéns pela passagem á fase seguinte.
ResponderEliminarNão acompanho infelizmente esta equipa apenas conheço por conversas pessoais, apenas uma palavra tendo lido algo dirigido ao mister Formigo, e de realçar quem escreve este blog isso, pois é bastante raro alguém que não esteja sempre a criticar quando o trabalho e feito com miúdos destas idades!
ResponderEliminarConheço pessoalmente e ele tem realmente bastante a ensinar aos "miudos", tacticamente mas também eticamente .
Os meus parabéns a esta equipa e ao mister que muito prazer me deu conhecer!
Jorge Silva, U.D. Vilafranquense